quarta-feira, 10 de novembro de 2010

no tengo nada

sento-me num banco
em frente a uma das casas
de Pablo Neruda

não me interesso muito
por Neruda

chega uma mulher
com aparentes 30 e poucos anos
diz que é estudiante
que trabalha com medicina
para Síndromes de Down
eu sei que é mentira
e digo que no tengo nada

voltando a Neruda
não me interesso muito
não quero saber tanto
o discurso que a guia turística
vai querer me vender

poesia não se compra
se troca, e eu não tengo nada

o que me interessa
aqui
em frente a uma das casas
de Pablo Neruda

é o calor do sol
e o frio da sombra

é a inocência das crianças
com suas vozes anasaladas
chateando a tranquilidade do lugar

me interessa o canto
de alguns pássaros
que sobrevoa
o ar lento de Santiago
quase como palavras suaves
sussurradas dos Andes

o problema do turismo
é o condicionamento do olhar
é dar preço
às coisas da vida

quando o que é mais valioso
pode ser peidar, livremente,
sentando num banco
em frente a casa de Pablo Neruda
e sentir o seu cheiro
pútrido
subindo pelas narinas
alcançando as raras nuvens
até sumir nas estrelas
da próxima noite
onde provavelmente
espalhados pela galáxia
nossos restos mortais
- pó e cia. -
encontraram com os do poeta
e juntos
numa composição natural

serão poema

Nenhum comentário:

Postar um comentário