terça-feira, 26 de agosto de 2008

Não existe arte

Discutindo o conceito de CULTURA na aula de Antropologia, surge a pergunta:
o que é cultura? ou: qual a origem da cultura?

A galera diz que só o Homem tem cultura. Os animais não, tem instinto.
Cultura seria inteligência. Incompleta definição.

Parece que a capacidade de simbolizar, de se apropriar da Natureza e trasmitir simbolismo, signos, se comunicar, passando de geração em geração esse conhecimento, parece que é um conceito de origem da cultura bastante aceito.

O Homem e o poder do simbólico.

--------------------------------------------------------------------

Na aula de Edição e Montagem, falamos sobre a atenção na Modernidade.

no século XIX, ocorrem mudanças no estatuto da visão, estabelecendo uma nova era da história da visualidade: a constituição do sujeito.

a corporificação do olhar, entendendo-o sem a objetividade científica, visão imperfeita; a experiência perceptiva passa a não mais ter parâmetros científicos, passa a ter uma relação subjetiva, interior.

Visão Subjetiva - modernização da sociedade - IMPOSIÇÃO DE UM REGIME DISCIPLINAR DA ATENÇÃO

a vida e o modo de produção, antes rural e dispersivo, agora industrial-urbano e altamente focalizado, especializado.

questão: como se manter atento em meio a tantas mudanças?

Atenção apresenta, ao mesmo tempo, o que impede que nossa percepção seja um fluxo caótico de sensações, capacidade de síntese em meio a fragmentação, quanto o excesso de concentração também gera distração.

o olhar que se despreende - aquele olhar que não exatamente olha, é perdido em pensamentos, distraído, e altamente concentrado, ao mesmo tempo.

------------------------------------------------------------------

como diz Jean Claude Carrièrre, em seu livro "A Linguagem Secreta do Cinema", quando os administradores coloniais franceses passaram filmes europeus para uma tribo africana, ninguém entendeu nada. Simplesmente não entenderam. Não fazia sentido. Não estavam catequizados para a imagem cinematográfica.

"Com uma cultura baseada em rica e vigorosa tradição oral, não conseguiam se adaptar àquela sucessão de imagens silenciosas, o oposto absoluto daquilo a que estavam acostumados. Ficavam atordoados. Ao lado da tela, durante todo o filme, tinha que permanecer um homem, para explicar o que acontecia...De pé com um longo bastão, o homem apontava os personagens na tela e explicava o que eles estavam fazendo. Era chamado explicador."


-------------------------------------------------------------------

o objeto da arte, o sujeito criador e o espectador estão ligados por um cordão umbilical.


existem artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário