sábado, 23 de agosto de 2008

Teatro de Improviso

Considerado um fenômeno de bilheteria e crítica, o espetáculo "Z.É - Zenas Emprovisadas"- www.zenasemprovisadas.com.br - chamou a atenção para uma modalidade nova de se fazer teatro no país: o improviso.

Criado aos moldes do programa de TV estadunidense "Whoose line is it anyway?", o espetáculo brazuca conta com quatro atores improvisadores e um músico que os acompanha nos jogos musicais. A cada semana dois convidados participam jogando, assim como um apresentador-diretor convidado que comanda a brincadeira.

Utilizando sugestões do público, que as escreve num papel entregue logo na entrada, os improvisadores participam de vários jogos de improviso, sempre utilizando muita criatividade, pensamento rápido e é claro humor.

O espetáculo é uma herança da escola de humor STAND-UP COMEDY, mais conhecida pelos brasileiros pelo seriado estadunidense "SEINFELD". O foco é na piada, no riso, com muitas tiradas cômicas.

Ao mesmo tempo que o "ZENAS" iniciava seu espetáculo, um outro grupo estudava uma forma diferenciada de improviso, chamada "TEATRO-ESPORTE". Idealizado por Keith Johnstone - www.keithjohnstone.com -, o teatro-esporte, acabou desenvolvendo uma série de técnicas para criação de narrativas improvisadas coletivamente, sem combinação prévia. O "IMPRO", como é conhecida a técnica, aborda o improviso de outra maneira: aqui quem manda é a história.

O grupo chama-se "TEATRO DO NADA"- www.teatrodonada.com.br -, e está prestes a competir no CAMPEONATO DE IMPRO que vai rolar no CHILE, reunindo diversos países.

Inspirado nas competições de luta-livre da Inglaterra, Keith Johnstone, que buscava um teatro onde o público pudesse torcer, gritar, votar nas melhores histórias, criou uma série de técnicas e vários formatos de espetáculo de improviso, sendo o mais conhecido deles o TEATRO-ESPORTE: 2 times de 4 atores-improvisadores competem entre si para ver quem realiza as melhores histórias improvisadas com sugestões do público.

Foi com esse formato que o TEATRO DO NADA realizou os espetáculos "TEATRO DO NADA" e "NADA CONTRA".

Com o desenvolvimento de cursos de improviso ministrado por Claudio Amado, membro do TEATRO DO NADA, outro grupo surgiu: "OS IMPROVINSANOS" - www.improvinsanos.com.br - trazendo novos jogos e investindo no improviso músical. Um dos aspectos mais interessantes é o fato de que o grupo é formado em sua maioria por não-atores. O ideal coletivista de contar histórias no IMPRO abraça qualquer um que deseje participar.

O fenômeno do improviso no Brasil ainda está num estágio inicial, mas acredito na sua expansão e consolidação no teatro nacional. Diversas companhias já estão estudando a técnica e fazendo espetáculos ao redor do Brasil. Todas elas devem muito ao pessoal do "Z.É" e do "TEATRO DO NADA", por serem os pioneiros dessa história toda, cada um com seu formato.

Como estudante de IMPRO e improvisador musical dos IMPROVINSANOS, percebo aspectos interessantes na prática da técnica que trazem habilidades importantes para o cotidiano pós-moderno: a capacidade de se adaptar, elaborar soluções, trabalhar em grupo, enfim, como o meu amigo Riba (ator-improvisador dos IMPROVINSANOS) gosta de dizer: a soma do grupo é maior do que as contribuições individuais.

Recomendo a todos que procurem assistir esses grupos, seja ao vivo ou no YOUTUBE.

Que o IMPRO esteja CONOSCO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário