Hoje contamos com a presença magnífica do nosso mestre da fotografia Walter Carvalho.
Ele veio ao debate na UFF de divulgação do documentário "Iluminados", um longa que fala justamente dos grandes fotógrafos brasileiros e mostra seus trabalhos, através de entrevistas e uma idéia muito interessante:
cada um dos 5 ( Edgar Moura, Pedro Farkas, Mário Carneiro, Fernando Duarte e o Walter) receberam um roteiro de uma cena e tiveram liberdade para iluminá-la como quisessem.
O resultado é muito interessante de ver. Parece que vai estreiar dia 12 de setembro.
Enfim, como é comum em debates, o assunto principal deixou de ser o filme para se voltar ao próprio trabalho de Walter, e sua visão sobre o cinema.
Quando fala, sentimos a sua verdadeira paixão pelo cinema. Aliás, o amor, é mesmo a metáfora que Walter mais se identifica para entender o cinema. Uma relação amorosa entre um grupo de pessoas que gera um filho: o filme.
Nessa conversa descontraída, podemos perceber seu grande talento e experiência. E bom-humor além de tudo. Sua busca pela linguagem é o que mais me cativa.
"Se agarrem na linguagem, ela é a força maior disso tudo"
falando sobre a matéria do O Globo de hoje ( http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/08/27/especialistas_discutem_que_fazer_para_que_cinema_nacional_volte_ter_publico_opine-547970540.asp ) , sobre a crise de público do cinema brasileiro:
"Essa história de fazer filme para o público é que tá afastando o público, que está cansado da mesma coisa, da mesma linguagem, essa coisa da imagem hollywoodiana, é essa linguagem que está matando o público.
o público vai pela emoção, mas quem pega ele é a linguagem.
a relação se inverteu, o espectador é que tem que ir ao filme."
Ao falar de seu processo de criação, Walter também nos trouxe valorosas reflexões:
"eu preciso me agarrar em alguma coisa, busco um conceito...
e a partir disso vou seguindo,
posso estar errado, mas o que é errado em fotografia?
acho que é preciso estar um pouco errado, é preciso estar inseguro, quando fico seguro fico
com medo... procuro esse risco de acertar."
"quanto menos OSCAR de fotografia ganhar, melhor, quanto mais buscar outros caminhos pra essa imagem desgastada, pasteurizada americana, que não tem a menor graça, melhor, essa ousadia é que dá tanta evidência ao cinema asiático atual, por exemplo. Os caras tão fazendo algo diferente."
Para fechar legal:
"a fotografia não se aprende, se pratica."
"é tudo redescoberta. tá tudo lá na pintura. vai estudar os pintores. vai ler João Cabral de Melo Neto."
Valeu Walter!
Pra fechar mais legal, stills de alguns de seus filmes:
Madame Satã
Terra Estrangeira
Moacyr: Arte Bruta (na direção - seu filho Lula na foto)
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