terça-feira, 2 de setembro de 2008

"E sês..." do Cinema - parte I

E sê:

- pensarmos em termos físicos, materiais, toda a idéia de um filme?

ex: um personagem é relacionado à água, líquido, todos os materiais das suas cenas terão relação com a água, e suas cenas serão feitas baseado nessa idéia. outra personagem é fogo, então o fogo estará lá presente, as cenas, os materiais, tudo relacionado, o personagem é criado a partir disso.

- pensarmos a montagem com características de um material físico?

ex: o fogo queima. se espalha. sai faíscas. a montagem, a junção entre um plano e outro pode representar isso, como se um plano queimasse o outro, ou se alastrasse para o outro, a fotografia pode enfatizar isso também. como "esquentar" uma montagem? como "ventar" uma montagem?

- pensarmos os movimentos dos atores no quadro como uma dança?

ex: tornar a própria movimentação parte do jogo cênico. que os personagens, ao se movimentar, expressem relações. que essa dinâmica do movimento no espaço sirva mais que um diálogo.

- pensarmos em construir a narrativa através da música?

ex: subordinar o filme inteiro, em sua gênese criativa, a uma música, ou várias músicas. mesmo que elas não sejam usadas propriamente. pensar as cenas como instrumentos solando. pensar personagens como instrumentos solando, e diálogos como coro, fuga.

- pensarmos em decupar o corpo?

ex: e se os pés do ator fossem um personagem? e se as mãos? e se um dos olhos fosse outro?
pensar o personagem com diversos personagens espalhados pelo seu próprio corpo. Uma luta física externa contra si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário